top of page

Sigilo profissional: o que é, para quê serve e quando pode ser quebrado

Atualizado: 20 de jun.



O que é?


O sigilo profissional é um compromisso ético que todo psicoterapeuta deve honrar. Significa que, o que é dito em sessão, fica em sessão. Que em terapia o paciente está em um ambiente protegido e que o que compartilha ali não será exposto.


Para quê serve?


A função do sigilo é proteger o paciente, para que ele possa estar seguro e falar de qualquer tema que deseje, da forma que lhe convir. Isso é fundamental para que o processo corra bem.


O que pode ser compartilhado, como e quando?


O profissional pode escrever ou apresentar relatos de caso clínico com fins acadêmicos, desde que proteja as informações que possam identificar o paciente. Também é permitido partilhar com outro psicólogo em supervisão clínica o que é dito e trabalhado em terapia, pois esta também é uma troca protegida pela ética profissional. Em caso de supervisões abertas, informações que possibilitem a identificação do paciente também têm que ser mudadas.


Quando o sigilo pode ser quebrado?


O profissional tem o dever de quebrar o sigilo quando o paciente está colocando em risco a própria vida ou a de terceiros ou em casos previstos em lei. No caso de o paciente apresentar risco à própria vida, uma medida tomada é entrar em contato com algum familiar ou pessoa próxima afim de alertar e gerar uma rede de proteção. Mesmo nessas situações, o psicólogo deve compartilhar apenas informações estritamente necessárias.


Para conhecer o Código de Ética do Psicólogo, acesse o site do Conselho Federal de Psicologia.

コメント


Me chame pelo whatsapp

bottom of page